COMO MONTAR UM PRATO VEG?

Não tem segredo! É super simples montar um prato totalmente Vegetariano e que seja bem equilibrado. E para você fazer isso, basta dividir esse prato ao meio, colocando na metade dele várias fontes ricas em vitaminas e minerais (legumes e verduras) e na outra metade (dividida ao meio novamente), você pode colocar boas fontes de carboidrato (cereais e amiláceos) e também boas fontes de proteína (leguminosas).

Veja só algumas dicas do que colocar em cada parte:

Legumes: cenoura, tomate, berinjela, abobrinha, quiabo, vagem, pimentão e abóbora. Além desses legumes in natura, você pode fazer várias preparações com eles, como um tomate recheado, uma berinjela assada, um purê de abóbora e por aí vai.

Verduras: brócolis, couve, agrião, rúcula, escarola, alface roxa, repolho e couve-flor. Várias verduras podem ser ingeridas cruas em saladas ou em sucos verdes, assim como também podem ser cozidas, refogadas ou colocadas em molhos e em ensopados.

Cereais: arroz integral e macarrão integral são as opções mais comuns, mas você pode incluir também outros grãos integrais em várias preparações, como a farinha de trigo integral ou usar outras opções para engrossar caldos e sopas, como a aveia e o amaranto. Se preferir, você também pode optar pela quinoa, que não chega a ser um cereal propriamente dito, mas é um grão que contém um perfil nutricional bem semelhante ao dos cereais.

Amiláceos (ou grupo das batatas): batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha (batata-baroa ou batata-salsa), cará e inhame são exemplos de boas fontes de carboidrato. Você pode consumir esses alimentos, preferencialmente, de forma cozida ou assada e pode usá-los para preparar várias receitas, como escondidinho, nhoque, purês e até mesmo opções de “queijo” vegetal.

Leguminosas (ou grupo dos feijões): feijão preto, feijão carioca, feijão branco , lentilha, grão-de-bico, soja, tofu e ervilha são alguns exemplos de fontes muita boas de proteína no reino vegetal. Além de comer esses grãos cozidos, você pode usá-los também em diversas preparações, como sopas, pastas, saladas, feijoada, feijão-tropeiro e tutu à mineira, além de poder fazer várias opções de carnes vegetais, como hambúrguer, nuggets, bife e almôndegas.

🥦🍅 Colocando no seu prato fontes variadas de cada um desses grupos, você vai conseguir ingerir boas quantidades de vitaminas, minerais, proteína e carboidrato. Aí vai ficar faltando apenas uma boa opção de gordura para completar todos os nutrientes. Uma sugestão simples e rápida é colocar azeite de oliva (preferencialmente extra virgem) para temperar a sua salada e aí, já está pronto! 😃

🌱 Seguindo essas dicas, você já conseguirá montar um belo prato Veg que seja delicioso, equilibrado e muito saudável também. O que você acha de tentar montar o seu prato Veg agora? 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: