A DIETA VEG É SAUDÁVEL?

Se você gosta de comer todos os dias muitos alimentos industrializados, frituras, doces, se você toma sempre refrigerantes, sucos de caixinha, refrescos em pó e não come quase nada de frutas ou de qualquer vegetal, sinto em te dizer que essa dieta vegetariana não será nada saudável. ☹

Mas, se você já consegue comer mais grãos integrais do que os refinados, se come feijões e outras leguminosas todos os dias, come também frutas, legumes, verduras e outras fontes vegetais, principalmente, na forma mais natural possível, evitando o excesso dos industrializados, além do excesso de frituras e de doces também, aí com certeza, a sua alimentação pode sim, ser muito saudável! ツ

Quando uma dieta 100% Vegetariana é feita de forma planejada, variando as opções dentro de cada grupos alimentar e com refeições bem coloridas também, o corpo acaba se beneficiando bastante porque é dessa forma que ele vai receber uma enxurrada de nutrientes e de fitoquímicos, todos muitíssimos favoráveis para a saúde de qualquer pessoa.😃

Veja alguns posicionamentos de órgãos oficiais da área da Saúde a respeito de dietas Vegetarianas:

📝 “ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL NÃO SÃO ABSOLUTAMENTE IMPRESCINDÍVEIS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”Ministério da Saúde (BRASIL)

📝 “AS DIETAS À BASE DE PLANTAS ESTÃO SE TORNANDO MAIS POPULARES E, SE FOREM BEM PLANEJADAS, PODEM SUSTENTAR UMA VIDA SAUDÁVEL EM TODAS AS IDADES E ESTÁGIOS DA VIDA.”Associação Dietética Britânica (REINO UNIDO)

📝 “TODAS AS DIETAS VEGETARIANAS BEM PLANEJADAS SÃO SAUDÁVEIS, NUTRICIONALMENTE ADEQUADAS E PODEM PROMOVER BENEFÍCIOS PARA A PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE CERTAS DOENÇAS.”Associação Dietética Americana (ESTADOS UNIDOS)

Então, é fato! A alimentação Vegetariana pode sim ser muito saudável e pode até mesmo ajudar na prevenção e no tratamento de algumas das doenças que mais matam no mundo, como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes também. Mas, para que a gente consiga aproveitar de verdade todos os benefícios dessa dieta, é importante fazer boas escolhas do que consumir TODOS OS DIAS! Comer produtos industrializados processados, doces ou frituras de vez em quando, ok. Mas, comer isso várias vezes na semana não combina com uma alimentação que seja de fato saudável. Lembre-se sempre disso! 🌱❤️😉

Referência:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

The British Dietetic Association (BDA). Food Fact Sheet: Plant-based diet. Disponível em: https://www.bda.uk.com/resource/plant-based-diet.html. Acessado em 17 de maio de 2020.

Academy of Nutrition and Dietetics. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Vegetarian Diets. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. 116:1970-1980, 2016 Dec.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: