EPIDEMIAS X ALIMENTAÇÃO

É verdade que várias PANDEMIAS surgiram no mundo porque alguém comeu carne infectada por algum tipo de vírus, como o coronavírus?!

Infelizmente sim, e isso já acontece há muito tempo. Provavelmente, foi o que aconteceu agora com a Covid-19 também. E o reflexo desse hábito alimentar com fontes de origem animal, todos já conseguem ver. As consequências são reais e são bem tristes com milhões de pessoas perdendo a vida devido às últimas epidemias originadas por esse tipo de alimentação. Isso sem falar nos demais impactos que vão, além da saúde, sendo todos bem graves também (é possível ver isso melhor agora com esta última pandemia do novo coronavírus).

Mas, se a alimentação aparece como algo negativo, sendo a causa para o surgimento de várias epidemias, será que ela consegue nos ajudar, pelo menos, a enfrentar essas doenças infecciosas, como uma gripe ou, até mesmo, como a covid-19? Se estivermos falando de uma alimentação saudável, a resposta é sim! E isso pode acontecer principalmente quando esse tipo de alimentação inclui muitos nutrientes e evita ao máximo o consumo de sustâncias que prejudicam a nossa imunidade.

Para te ajudar a entender melhor tudo isso e a saber quais são alguns dos principais nutrientes que mais favorecem a nossa imunidade, foi publicada em nosso canal, uma série especial chamada Epidemias x Alimentação. Ela está dividida em 3 partes para que você possa entender desde a origem dessas doenças infecciosas até o combate delas que pode ser beneficiado quando se escolhe uma alimentação que seja boa de verdade para a saúde como um todo e também para a defesa do nosso organismo. Veja, a seguir, os principais pontos abordados.

Especial Central Veg: EPIDEMIAS X ALIMENTAÇÃO

Parte 1: A ORIGEM

Muitas doenças infecciosas que conhecemos hoje, surgiram devido à alimentação feita a partir dos animais. Será que o consumo de qualquer animal pode infectar o ser humano? Ou são apenas os animais selvagens ou silvestres como os morcegos? Além do vírus, há outros agentes infecciosos que ameaçam a vida humana e que podem ser adquiridos através da alimentação? Que tipo de alimentação pode ser feita para evitar o surgimento de novas epidemias? Esclareça tudo isso e veja também qual é o alerta importante e urgente que a OMS (Organização Mundial da Saúde) está fazendo para o mundo na tentativa de evitar milhões de mortes nos próximos anos. A sua escolha alimentar pode fazer toda a diferença!

Clique aqui para assistir à Parte 1: A ORIGEM

Parte 2: A DEFESA

O que acontece quando alguém encosta a mão contaminada com um vírus na boca ou na mucosa do nariz? Será que o nosso Sistema de defesa já começa a agir nessa mesma hora para evitar um ataque maior dentro do organismo? E se o vírus passar por essas mucosas e tiver acesso a órgãos vitais (como o pulmão), o que nossas células de defesa fazem para proteger a nossa vida? Será que uma boa alimentação consegue ajudar nesse processo todo? Mas, o que seria uma boa alimentação? Existem alimentos que podem atrapalhar o bom funcionamento do nosso Sistema Imune? Entenda sobre tudo isso e saiba quais são os alimentos que devem ser evitados para não prejudicar o combate que pode acontecer entre o nosso organismo e um vírus ou uma bactéria.

Clique aqui para assistir à Parte 2: A DEFESA

Parte 3: OS NUTRIENTES

É indiscutível que toda a estrutura do nosso Sistema Imunológico precisa ser abastecida de alguma forma para conseguir funcionar direito. Mas, você tem alguma ideia de quais nutrientes têm uma participação maior ou mais significativa nos processos de defesa do nosso organismo? Conheça alguns dos principais nutrientes que mais contribuem para a nossa Imunidade e saiba quais são as fontes alimentares para cada um deles. E veja também quais são os outros pontos, além da alimentação, que interferem na defesa do nosso corpo e que, por isso, também merecem uma atenção especial, principalmente durante o inverno ou em épocas de epidemias.

Clique aqui para assistir à Parte 3: Os NUTRIENTES

Se preferir assistir à série completa (cerca de 2 horas), clique aqui.

FONTES CONSULTADAS PARA OS VÍDEOS

EPIDEMIAS / VÍRUS

Ministério da Saúde disponibiliza aplicativo sobre o Coronavírus – Fonte:UNA-SUS

Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) – Fonte: OMS

Coronavírus: a corrida para encontrar animal que foi origem do surto – Fonte: BBC

Por que os morcegos, considerados possível fonte do coronavírus, transmitem tantas doenças – Fonte: BBC

Sars, Mers, Ebola, coronavírus – por que há cada vez mais surtos de vírus mortais pelo mundo? – Fonte: BBC

AIDS – Informações básicas sobre HIV e AIDS – Fonte: UNAIDS (Nações Unidas)

AIDS – Folha informativa – HIV/aids – Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde)

EBOLA – Perguntas e Respostas – Fonte: Ministério da Saúde

SARS e MERS – Sobre o coronavírus – Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SP)

GRIPE AVIÁRIA – O vírus Influenza A (H7N9) – Fonte: Ministério da Saúde

GRIPE AVIÁRIA – Influenza pandêmico: o papel das aves de criação – Por Atila Iamarino

GRIPE SUÍNA – H1N1, mais de 90 anos entre nós: a origem e história desse vírus – Fonte: ICB-USP

GRIPE SUÍNA – Gripe H1N1 em 2009 matou mais que o estimado, diz estudo – Fonte: G1

SUPERBACTÉRIAS / RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA

Superbactérias: de onde vêm, como vivem e se reproduzem (2018) – Fonte: ANVISA

Resistência antimicrobiana é ameaça global, diz OMS (2019) – Fonte: ANVISA

Superbactérias avançam no Brasil e levam autoridades de saúde a correr contra o tempo (2017) – Fonte: BBC

Pesquisa revela níveis alarmantes de bactérias resistentes a antibióticos em animais criados para consumo no brasil (2019) – Fonte: SVB

Por que uso de antibióticos na agropecuária preocupa médicos e cientistas (2019) – Fonte: BBC

Banco de dados mundial com pesquisas referentes à resistência antimicrobiana

ARTIGO – Pires BAD et al. E. coli multirresistentes em queijo Minas Frescal. Vigil.sanit.debate 2019;7(3):86-91.

ARTIGO – PESSANHA, R.P.; GONTIJO FILHO, P.P.. Uso de antimicrobianos como promotores de crescimento e resistência em isolados de Escherichia coli e de Enterobacteriaceae lactose-negativa da microflora fecal de frangos de corte. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.,  Belo Horizonte ,  v. 53, n. 1, p. 111-115,  Feb.  2001.

ALIMENTAÇÃO COM FONTES DE ORIGEM ANIMAL

10 principais causas de morte no mundo (2018) – Fonte: OMS

ABATE FRANGO JOVEM – Ética & vegetarianismo (2015) – Fonte: SVB

ANIMAIS ABATIDOS NO MUNDO – FAOSTAT: Livestock Primary – Producing Animals / Slaughtered (2018) – Fonte: FAO-ONU

AGROPECUÁRIA X DESMATAMENTO – El Estado de los bosques del mundo (2016). Los bosques y la agricultura: desafíos y oportunidades en relación con el uso de la tierra. – Fonte: FAO-ONU.

AGROPECUÁRIA X AQUECIMENTO GLOBAL – EMISSÕES DE GEE NO BRASIL e suas implicações para políticas públicas e a contribuição brasileira para o Acordo de Paris (2018). – Fonte: Observatório do Clima

AGROPECUÁRIA X CONSUMO DE ÁGUA – ARTIGO – Mekonnen, M.M., Hoekstra A.Y. A Global Assessment of the Water Footprint of Farm Animal Products. Ecosystems (2012) 15: 401–415.

ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA

PREVENÇÃO DOENÇAS CRÔNICAS – Academy of Nutrition and Dietetics. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics:  Vegetarian Diets. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. 116:1970-1980, 2016 Dec.

ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL NÃO SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed., Brasília, 2014.

CONSCIÊNCIA ANIMAL – “Não é mais possível dizer que não sabíamos”, diz Philip Low  (2012). Fonte: Veja

DECLARAÇÃO DE CAMBRIDGE – Philip Low. The Cambridge Declaration on Consciousness (2012). Churchill College, University of Cambridge, Reino Unido.

RECOMENDAÇÃO ONU PARA DIETA SUSTENTÁVEL – UNEP. Assessing the Environmental Impacts of Consumption and Production: Priority Products and Materials, 2010.

IMUNIDADE

ALIMENTAÇÃO – O fino equilíbrio entre nutrição e imunidade – Fonte: Sociedade Brasileira de Imunologia

FERRO – Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Ferro – Fonte: ILSI Brasil

ZINCO – Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Zinco – Fonte: ILSI/Brasil

SELÊNIO – Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Selênio Fonte: ILSI Brasil

VITAMINA A – Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Vitamina A – Fonte: ILSI Brasil

VITAMINA C – Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Vitamina C – Fonte: ILSI Brasil

VITAMINA D – Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Vitamina D – Fonte: ILSI Brasil

PROTEÍNA – ARTIGO: ITURRY-YAMAMOTO, G.R.; PORTINHO, C.P. Sistema complemento: ativação, regulação e deficiências congênitas e adquiridas. Rev. Assoc. Med. Bras.,  São Paulo ,  v. 47, n. 1, p. 41-51,  Mar.  2001.

FIBRAS – ARTIGO: F, Fernanda. Influência da nutrição sobre o sistema imune Intestinal – CERES; 2010; 5(3); 163-174.

ÔMEGA-3 –  ARTIGO – Andrade PMM, Carmo MGT. Ácidos graxos n-3: um link entre eicosanóides, infl amação e imunidade. Metabólica. 2006;8(3):135-43.

ALÉM DA ALIMENTAÇÃO

ATIVIDADE FÍSICA – ARTIGO: ANTUNES, BM et al . Imunometabolismo e Exercício Físico: Uma nova fronteira do conhecimento. Motri.,  Ribeira de Pena ,  v. 13, n. 1, p. 85-98,  mar.  2017 .  

ESTRESSE – Situações estressantes alteram equilíbrio do sistema de defesa do corpo (ref.a artigo de 2012) – Fonte: Folha de SP

SONO – Sono na unidade de terapia intensiva (2015) – Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: