OS 3 ESTÁGIOS DA DEFICIÊNCIA DE FERRO

(ESTE TEXTO PODE CONTER TERMOS TÉCNICOS POR SER DIRECIONADO A PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE)

O ferro é um mineral fundamental para o corpo humano de todas as pessoas, sejam elas Veganas, Vegetarianas ou não Vegetarianas. Ele é conhecido, principalmente, pela sua função junto à hemoglobina de transportar oxigênio para todas as nossas células. Mesmo sendo tão importante, a sua deficiência ocorre com bastante frequência no mundo todo, independentemente da dieta praticada. Quando a deficiência desse micronutriente atinge um grau mais crítico no organismo, pode surgir então, um quadro de ANEMIA. O que nem todos imaginam é que a deficiência de ferro começa bem antes desse estágio, podendo ser identificada precocemente e tratada antes de se tornar algo mais grave para a saúde.

Como visto no quadro acima, a anemia é caracterizada por apresentar uma redução anormal na concentração de hemoglobina no sangue. Já sabendo que ela é a pior consequência da deficiência de ferro, é importante que o estoque desse mineral seja monitorado regularmente e que não seja verificado somente após o surgimento de sintomas típicos da anemia.

A avaliação de cada indivíduo vai exigir um cuidado diferente. Nem sempre os mesmos marcadores serão úteis para todas as pessoas. Mas, independentemente de quais exames serão solicitados, vale o esforço para identificar situações de deficiência de ferro ainda no começo, tendo sempre consciência de que nenhuma avaliação dos níveis desse micronutriente no sangue será segura utilizando apenas um marcador como referência (p.ex.: hemoglobina).

>> É IMPORTANTE MONITORAR REGULARMENTE OS ESTOQUES DE FERRO PARA QUE UMA POSSÍVEL DEFICIÊNCIA DESSE NUTRIENTE SEJA IDENTIFICADA AINDA NO COMEÇO, EVITANDO QUADROS MAIS GRAVES DE ANEMIA

>> CONSIDERE UTILIZAR, PELO MENOS, 2 MARCADORES PARA AVALIAÇÃO DE FERRO NO ORGANISMO: FERRITINA SÉRICA E HEMOGLOBINA (solicitada através do exame de HEMOGRAMA)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: